Agora é oficial. Segundo colocado nas eleições de fevereiro, o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha recebeu a classificação de extremista pela agência de Inteligência interna do país. Até então, a legenda era cotada como “sob suspeita” - apenas algumas filiais, como a sua ala jovem, recebiam o rótulo de extremista.
Na prática, a decisão implica em mais rigor no monitoramento do partido e possível redução do financiamento federal. Mas esta classificação alimenta também o debate sobre a proibição do partido, que detém 152 das 630 cadeiras do Parlamento e obteve 20,8% dos votos.
#afd #alemanha #monitordademocracia
Reform UK conquistou uma cadeira no Parlamento, uma prefeitura e uma série de cargos em um conselho local em eleições regionais quinta-feira, dia 1º, um terceiro e novo elemento que se consolida no sistema tradicionalmente bipartidário do Reino Unido.
Os resultados, segundo o líder da sigla, Nigel Farage, comprovam que o Reform UK agora representa a verdadeira oposição ao governo do Partido Trabalhista, e não seu histórico rival, o Partido Conservador. Arquiteto do Brexit e admirador do presidente americano, Donald Trump, Farage tem se apoiado no populismo e no sentimento anti-imigração da população, bem como nos impactos da economia que vai mal, para ampliar sua base de apoio.
#reformuk #inglaterra #monitordademocracia
A proprietária do TikTok, a ByteDance, foi multada em 530 milhões de euros (US$ 600 milhões) pela União Europeia por enviar ilegalmente dados de usuários para a China, alertando a empresa de que ela não fez o suficiente para manter as informações fora do alcance dos serviços estatais chineses.
A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, principal reguladora da empresa na Europa, disse que o TikTok violou as regras do bloco com as transferências de dados e deu seis meses para suspender todas as transferências ilegais.
O DPC afirmou que o TikTok divulgou em abril que dados de usuários europeus estavam armazenados em servidores na China — contradizendo evidências anteriores enviadas ao regulador. A Bloomberg noticiou a multa anteriormente.
#tiktok #china #monitordademocracia
Em sua coluna desta semana, nosso Presidente-Executivo, Márcio Coimbra, escreve sobre a vulnerabilidade energética da Europa, impulsionada pela perda de soberania destas nações em setores sensíveis diante do peso de investimentos predatórios.
Link na bio.
#apagão #europa #monitordademocracia
Os Estados Unidos e a Ucrânia assinaram um “acordo de parceria econômica” que dará a Washington acesso aos minerais de terras raras de Kiev em troca do estabelecimento de um fundo de investimento para reconstrução da Ucrânia. O acordo foi fechado após semanas de negociações.
“Como disse o presidente, os Estados Unidos estão comprometidos em ajudar a facilitar o fim desta guerra cruel e sem sentido”, disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, em comunicado.
“Esse acordo sinaliza à Rússia que o governo Trump está comprometido com a paz centrada em uma Ucrânia livre, soberana e próspera a longo prazo”, disse Bessant. “E, para deixar claro, nenhum Estado ou pessoa que financiou a máquina de guerra russa poderá se beneficiar da reconstrução da Ucrânia.”
#eua #ucrania #monitordademocracia
O podcast Democracia em Foco desta semana recebe Arthur Wittenberg, professor em cursos de pós-graduação e pesquisador da ENAP. Atualmente, coordena as Relações com o Congresso Nacional na SRI/GDF.
Ele conversou conosco sobre a relação entre gestão pública e relações governamentais, um tema relevante e essencial no mundo das políticas públicas. Imperdível!
Disponível no Spotify. Link na bio.
#gestaopublica #rig #monitordademocracia
O regime cubano prendeu nesta terça-feira, 29, o fundador da União Patriótica de Cuba, José Daniel Ferrer, três meses após ser libertado pela ditadura de Miguel Díaz-Canel.
Segundo o regime, Ferrer deixou de comparecer a duas audiências judiciais e violou as condições da liberdade condicional. Com isso, revogaram as libertações dele e do opositor Félix Navarro.
“Não apenas ele não compareceu, mas também anunciou, por meio de seu perfil nas redes sociais, em flagrante desafio e descumprimento da lei, que não se apresentaria perante a autoridade judicial”, disse Marciela Sosa, vice-presidente do Tribunal Popular Supremo de Cuba.
De acordo com Conselho para a Transição Democrática em Cuba (CTDC), a esposa de Ferrer, Nelva Ismarays Ortega, o filho, Daniel José, e os ativistas Roilán Zárraga Ferrer e Fernando González Vaillant foram presos juto com o líder da oposição.
#cuba #ferrer #monitordademocracia
“Lula chegou ao seu outono; na idade e na política. É imprescindível que o Brasil prepare sua aposentadoria política compulsória para 2026”.
É a opinião de nossa Conselheira Catarina Rochamonte.
Link na bio.
#inss #lula #monitordademocracia