A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) concedeu no sábado (3) ao jornal nicaraguense La Prensa o prêmio anual Guillermo Cano de liberdade de imprensa, numa decisão que desatou a fúria do regime comandado por Daniel Ortega.
A Unesco concedeu o prêmio ao La Prensa por “levar a verdade ao povo da Nicarágua”, apesar da repressão e do exílio de seus jornalistas, nas palavras do júri.
Crítico da ditadura, o La Prensa possui uma versão online produzida por colaboradores exilados em diferentes países, incluindo Espanha, México, Alemanha e Estados Unidos.
O governo da Nicarágua classificou o prêmio de vergonhoso, descrevendo-o como uma “semente diabólica do antipatriotismo nicaraguense”.
#nicaragua #unesco #monitordademocracia
É inacreditável – e inaceitável – que não haja uma oposição democrática no Brasil criticando o governo Lula por participar e querer até liderar o BRICS.
É o que escreve nosso Conselheiro Augusto de Franco em sua coluna em nosso site. Leitura imperdível.
Link na bio.
#brics #brasil #monitordademocracia
Reunião de Macron em Roma levantou suspeitas. O presidente da França jantou ontem com quase todos os cardeais franceses na Villa Bonaparte, embaixada do país na Santa Sé. O encontro foi revelado pelo jornal El País.
Movimentação motivou alerta da imprensa romana. As publicações ressaltaram a suposta tentativa de influenciar o conclave. Entre as manchetes aparecem os dizeres “Ativismo de Macron para eleger o papa” e “Macron quer entrar no conclave”. Macron realizou outros encontros nos últimos dias. O presidente francês almoçou com o historiador italiano Andrea Riccardi enquanto Francisco ainda estava sendo enterrado. A refeição, realizada ao lado de integrantes da Igreja Católica, foi interpretada como um sinal de negociação para a eleição de um papa italiano, caso a escolha de um francês seja inviável.
Riccardi atuava como auxiliar próximo do papa Francisco. Fundador da comunidade de Sant’Egídio, ele ajudava a articular as políticas em relação aos migrantes e aos desfavorecidos. O colegiado formou o atual presidente da Conferência Episcopal Italiana, Matteo Maria Zuppi, colocado entre os favoritos do conclave.
#macron #conclave #monitordademocracia
Sabe o que o Lula vai fazer com Carlos Lupi, ministro da Previdência, e com o Frei Chico, irmão dele, depois do escândalo dos descontos ilegais em aposentadorias? Nada.
Leia a análise de nossa Conselheira Madeleine Lacsko.
Link na bio.
#lupi #freichico #monitordademocracia
Agora é oficial. Segundo colocado nas eleições de fevereiro, o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha recebeu a classificação de extremista pela agência de Inteligência interna do país. Até então, a legenda era cotada como “sob suspeita” - apenas algumas filiais, como a sua ala jovem, recebiam o rótulo de extremista.
Na prática, a decisão implica em mais rigor no monitoramento do partido e possível redução do financiamento federal. Mas esta classificação alimenta também o debate sobre a proibição do partido, que detém 152 das 630 cadeiras do Parlamento e obteve 20,8% dos votos.
#afd #alemanha #monitordademocracia
Reform UK conquistou uma cadeira no Parlamento, uma prefeitura e uma série de cargos em um conselho local em eleições regionais quinta-feira, dia 1º, um terceiro e novo elemento que se consolida no sistema tradicionalmente bipartidário do Reino Unido.
Os resultados, segundo o líder da sigla, Nigel Farage, comprovam que o Reform UK agora representa a verdadeira oposição ao governo do Partido Trabalhista, e não seu histórico rival, o Partido Conservador. Arquiteto do Brexit e admirador do presidente americano, Donald Trump, Farage tem se apoiado no populismo e no sentimento anti-imigração da população, bem como nos impactos da economia que vai mal, para ampliar sua base de apoio.
#reformuk #inglaterra #monitordademocracia
A proprietária do TikTok, a ByteDance, foi multada em 530 milhões de euros (US$ 600 milhões) pela União Europeia por enviar ilegalmente dados de usuários para a China, alertando a empresa de que ela não fez o suficiente para manter as informações fora do alcance dos serviços estatais chineses.
A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, principal reguladora da empresa na Europa, disse que o TikTok violou as regras do bloco com as transferências de dados e deu seis meses para suspender todas as transferências ilegais.
O DPC afirmou que o TikTok divulgou em abril que dados de usuários europeus estavam armazenados em servidores na China — contradizendo evidências anteriores enviadas ao regulador. A Bloomberg noticiou a multa anteriormente.
#tiktok #china #monitordademocracia
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Ok